segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Conheça a Mesquita de Curitiba

Passeávamos pela feirinha do lago da ordem quando avistamos uma mesquita, causou rumores entre nós: Uau, parece que estamos na Índia! Temos de ir lá ver e tirar uma foto! Incrível, muito linda! Dizíamos nós, e mais tarde fomos lá. Mal sabíamos que iriamos poder ir além de tirar uma foto, mas sim entrar naquela mesquita que nos chamara tanto a atenção. Ela fora inaugurada em 1972, devido a necessidade dos árabes da capital paranaense em ter um espaço sagrado para que pudessem orar. Quem projetou toda a arquitetura do local foi Kamal David Curi, um cristão de origem árabe; o processo de construção levará dois anos. A estrutura dessa mesquita é ao centro uma cúpula e aos seus lados se encontram torres, denominadas minaretes, que se orientam a cidade sagrada de Meca.
"Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas, e ás mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com suas "hijab", ..." (Alcorão surata 33:59)
Antes de entrar tivemos de por um véu, que eles chamam de "hijab", acreditam que esse véu é um sinal de respeito e recato, para que assim a mulher não seja vista como um objeto sexual. Para muitas muçulmanas o véu não é apenas um acessório, pois quando saem na rua sem ele se sentem nuas, é como se estivessem sem roupa nenhuma.
               Ao olharmos para cima, no teto da igreja vemos um trecho do Alcorão: " Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se com o bem quem o tiver feito e sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!" 
No interior há escritórios, biblioteca, anfiteatro, e algumas decorações feitas de doações realizadas pela comunidade muçulmana e empresários árabes da região. Também havia um mural com imagens da guerra islâmica, foi horrível ver aquilo e o pior de tudo é saber que é real...
Este lugar é mais conhecido como Mesquita de Curitiba, no entanto seu nome real é Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib. Recebe visitantes aos domingos, das 10h as 13h30. E se encontra na Rua Dr. Kellers, 383, bairro São Francisco. Portanto se você mora em Curitiba ou pretende dar um pulo aqui, essa Mesquita é um ótimo ponto turístico para você visitar, pra mim foi como viajar e conhecer a cultura de outro país sem nem sair da minha cidade, é muito legal a experiência. Depois ainda da para você ir na feirinha comer um pastel e.e
Espero que tenham gostado, beijos meus amores.

Um comentário: