quinta-feira, 30 de julho de 2015

As fotografias de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado nasceu em 1944 na cidade Aimoirés, Minas Gerais. Hoje ele é fotografo, porém se formou em economia. Em uma viagem na Africa, na qual coordenava um projeto sobre a cultura do café em Angola decidiu se tornar fotografo, e então começou seu trabalho. Quando estava em Paris documentou com suas fotografias perturbadores acontecimentos socias e políticos, que ocorreram na África e na Europa. Na America Latina registrou as condições de vida dos camponeses e dos índios. Quando trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, fotografou a devastação causada pela seca na década de 1980. Em 1986 e 1992 documentou o trabalho manual e difíceis condições de vida em muitas regiões do mundo. 
Os documentos que citei estão nesses livros, os principais de Sebastião Salgado.
 

1º- Other Americas (Outras Américas, 1986), fala das condições de vida dos camponeses latino-americanos;
2º- Sahel: L''Homme en Detresse (Sahel: o Homem em Agonia, 1986) aborda a seca na região africana do Sahel;

3º- Trabalhadores (1993), mostra a mudança nas relações do trabalho manual;

4º- Terra (1997), trata da pobreza e a questão agrária no Brasil.

Mas hoje vou falar sobre "Genesis" a mais nova exposição fotográfica de Sebastião. Essa mostra é o resultado de uma expedição de 8 anos, em que o fotografo fez 30 ou mais viagens e, capturou 245 fotos das regiões mais esquecidas da Terra, com o objetivo de nos fazer perceber que nosso planeta tem maravilhas, e insiste em preservar paisagens e vidas magnificas apesar de toda a destruição que o homem faz na natureza. Os cliques são divididos em cinco seções geográficas: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte, Amazônia e Pantanal, e Genesis. Uma característica marcante é que as fotografias são em preto e branco, bem contrastadas. Vem ver :)







Quantas fotos incríveis, não? Tudo isso no nosso planeta, nesse que vivemos. E por isso devemos cuidar dele, preservar a beleza da natureza. Sei que vocês já devem estar cansados de ouvir: não joguem lixo no chão! Mas eu vou repetir, não façam isso! Nem que seja apenas um papelzinho de bala, as vezes você pensa que é só um papelzinho de bala e que não vai fazer diferença. Mas já pensou se todo mundo pensasse assim? As ruas estariam cheias, sujas, nojentas... Então, faça a diferença e cuide do planeta, ainda há muita beleza no mundo, você acabou de ver algumas delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário