sexta-feira, 10 de junho de 2016

O Romantismo, (música, pintura, teatro e literatura).

Vem de ares italianos, alemães e ingleses e como uma borboleta, voa pelo mundo graças aos franceses que aderiram amavelmente essa arte, espalha-se a partir do século XVIII até o século XIX, o Romantismo, um período cultural artístico.  Emoções são valorizadas, e não deixadas para depois; as criações são livres; o amor platônico não se deixa faltar; temas religiosos são abordados; há a presença do individualismo; o nacionalismo se deixa dominar e a história se faz presente nas obras. E não nos deixemos esquecer, estamos aqui na época da Revolução Francesa, ideias iluministas estão percorrendo na Europa. Já no Brasil, o Romantismo chegou em 1836, enquanto havia ainda a euforia da independência e lutava-se pelo fim do tráfico de escravos, o que foi uma grande influência nas obras brasileiras desse período, além da natureza.

Música.
Os compositores musicais nesse período libertavam a si mesmos, tendo uma ótima expressividade; porém as sequências são menos harmoniosas e os tons são mais sombrios; já que no Romantismo o foco era o próprio indivíduo, o misterioso mundo do artista é encontrado subjetivamente em cada obra, deixando-se de lado a forma racional e simétrica.

Pintura:
Foi na França e na Espanha que a pintura teve uma enorme força, com os principais artistas Delacroix e Goya. A pintura retratava temas históricos ou literários, todos dramático-sentimentais. Assim como a emoção as cores vieram a tona, a paisagem passou a não ser feita apenas por fazer, mas sim para enfatizar a relação e a expressão dos personagens.
A liberdade guiando o povo , de Delacroix.
Três de Maio, de Goya.

Teatro:
No teatro, há a transformação do clássico como Shakespeare em relação ao tempo, espaço e ação. Torna-se então um teatro moderno, que critica os problemas humanos, morais e sociais respectivamente dessa época.
Martins Pena é considerado o principal autor do teatro romântico no Brasil, uma de suas obras é " O Noviço.", onde, narrativamente de uma forma bem humorada apresentam-se situações de jovens mandados pela família ao sacerdódio, sem que tivessem vocação. Como dito, cita acontecimentos da época, e aproveita-se para fazer uma crítica.
Para quem tiver interesse o livro tem apenas 76 páginas e pode ser lido em pdf: http://www.bdteatro.ufu.br/download.php?pid=TT00422.

Literatura:
"Em cada país o romantismo produziu uma nova literatura exuberante com imensas variações entre seus autores porém, em todos eles, persistem algumas características em comum: opulência e liberdade, devoção ao individualismo, confiança na bondade da natureza e no homem "natural" e na fé permanente nas fontes ilimitadas do espírito e da imaginação humanos." - Bradley, Beatty e Long.
Citarei textos da literatura romântica brasileira, a qual teve três gerações:
A Nacionalista, onde a natureza era exaltada, a idealização do indígena predominava e exilados confessavam sua saudade da pátria. O principal nome dessa geração é Gonçalves Dias, poeta pelo qual me encantei e sou apaixonada <3.
"Clarão, que as luzes no piscar despedem
Se outro nome lhe dão
Se amor o chamar
D'amor igual ninguém sucumbe a perda.
Amor é vida!
É ter constantemente alma-sentidos-coração abertos
Ao grande ao belo
É ser capaz de extremos
D'altas virtudes
Té capaz de crimes
Compreender o infinito a imensidade e a natureza e Deus
Gostar dos campos, d'aves, flores, murmúrios solitários
Buscar tristeza e soledade
É ter o coração em riso a festa
E a branda festa de nossa alma
Fonte de pranto intercalar sem custo
Conhecer o prazer e a desventura
No mesmo tempo
E ser no mesmo ponto
O ditoso
O misérrimo dos entes
Isso é amor, e é desse amor que se morre." -Gonçalves Dias. <3

A Ultrarromântica, apego a morte, fuga para a natureza ou para a infância, idealização da mulher inatingível e ao mesmo tempo sexualizada. Confissão e Sarcasmo. Depressão, mal do século. Todos os artistas dessa época morreram cedo.
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
"Não acordes tão cedo! enquanto dormes
Eu posso dar-te beijos em segredo...
Mas, quando nos teus olhos raia vida,
Não ouso te fitar... eu tenho medo!
Enquanto dormes, eu te sonho amante,
Irmã de serafins, doce donzela;
Sou teu noivo... respiro em teus cabelos
E teu seio venturas me revela..." -Álvares de Azevedo.

A condoreira, última geração, onde a crença de que a arte deveria contribuir para o progresso da humanidade era presente, passa a ser uma poesia socialmente engajada e elaborada para ser recitada em público e empolgar a quem a ouvia, coincidiu na Europa com o início da luta de classes e no Brasil com a abolição da escravatura e instauração da República. O principal poeta dessa geração foi Castro Alves.
"Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar..." -Castro Alves.

Gosto muito desse período na arte, e ele é bem importante sempre cai em Enem e Vestibulares. Espero que tenham gostado também (e que não tenha ficado muito longo e cansativo, (eu sei que ficou mas ainda tenho esperança, rs) e me digam, qual parte os encantou mais?
Um beijo,
Bela.

5 comentários:

  1. A parte que me encantou mais foi a literária, e o trecho citado na geração Ultra-romântica, porém todo o texto, com leitura bem leve, nada cansativa. Gostei de sua abordagem sobre o tema é me fez relembrar essa matéria! Show! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaa Gabss <3. Que bom que gostou, a parte que mais me encanta tbm é a literatura, principalmente a parte Nacionalista, sou fascinada pelo Gonçalves Dias <3. (Desculpa a demora pra responder, outro dia já rinha escrito a resposta só q não enviou, aí só hj q vi, e Obrigada por estar acompanhando meus posts <3.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. A parte que mais me encanta é com certeza a literatura, sou fascinada pelo sentimentalismo do Romantismo. Amei seu post Isa, achei que você abordou o assunto de modo bem leve e breve já que o tema é grandíssimo e muito trabalhoso. Se fosse antes eu pediria para você me dar umas aulas sobre isso, estudei Romantismo em português na primeira unidade da escola nesse ano hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaah eu tbm estudei Romantismo, gostei bastante desse conteúdo, ainda mais que minha prof é toda atriz, aí a aula fica mais legal ainda <3. Agora estamos aprendendo Realismo e eu fico contestando tudo que a professora fala na minha cabeça, já que sou cheia de fantasias e de acreditar que o mundo pode mudar e que ele é bom... Que bom que não achou o post cansativo, e Obrigada por ler e comentar <3.

    ResponderExcluir